Fandom

UNISC Wiki

Campus Sobradinho

170 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

O Campus Sobradinho é um dos campi da UNISC. Localiza-se em Sobradinho.

Estrutura física Editar

  • Área Construída - 1.055,20 m²
  • Área do Terreno - 807,50 m²

Região de abrangência Editar

A região de abrangência prioritária da UNISC coincide com a região administrativa chamada Vale do Rio Pardo, localizada na parte central do Estado do Rio Grande do Sul, que congrega, atualmente, trinta (30) municípios: Amaral Ferrador, Arroio do Tigre, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Candelária, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, General Câmara, Gramado Xavier, Herveiras, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita, Lagoão, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires.

A região de abrangência da UNISC se estende também aos municípios do Vale do Taquari e alguns municípios da região central do Estado (conforme anexo G).

A região tem uma área contínua de aproximadamente 19.700 km² e possui uma população em torno de 500.000 habitantes (43,23% da área urbana e 56,77% da área rural), o que significa cerca de 5% da população total do Estado.

O desenvolvimento econômico dessa região é um dos mais dinâmicos do Rio Grande do Sul, pois está localizada no centro de um complexo viário integrador, ligando-se às rodovias BR 471, RS 240 e RS 509, que permitem rápido acesso aos principais mercados nacionais e aos internacionais mais próximos (países do MERCOSUL).

Situada numa região fisiográfica de topografia diferenciada (porções da Depressão Central e Encostas da Serra Geral), vai desde extensas áreas quase planas ao sul e sudoeste até terrenos bastante acidentados ao norte e nordeste, com diferenças de altitudes, o que lhe confere um potencial muito grande para a diversificação de atividades agrícolas.

Dentre as principais culturas agrícolas temporárias da região encontram-se o fumo, o milho, a soja, o arroz, o feijão e a mandioca. A cultura do fumo é a que mais se destaca na maior parte da região em função da integração com a indústria fumicultora, formando complexos agroindustriais de maior projeção no Estado e no País, com a exportação para países da América, Europa, Japão e África.

A cultura do milho é a que representa uma vinculação funcional mais forte com a do fumo, desfrutando de maiores incentivos em relação às demais, o que reflete uma política para a maior diversificação de culturas em benefício de formas alternativas de renda para o pequeno agricultor.

De maneira geral, a região de abrangência da UNISC se destaca no contexto regional, onde a indústria de transformação responde por grande parte dos empregos, destacando-se a indústria de vestuário, calçados, produtos alimentares e metalúrgico, que representavam, em 1991, 52% dos estabelecimentos industriais e 44,38% do emprego industrial somente na região administrativa do Vale do Rio Pardo.

Do mesmo modo, o setor terciário da região se encontra em franca expansão, o que expande, por sua vez, o desenvolvimento sociocultural da região de abrangência da UNISC, com várias emissoras de rádio AM e FM, diversos jornais de circulação diária e semanal, uma emissora de televisão filiada à Rede Brasil Sul de Comunicação – RBS – TV, no município de Santa Cruz do Sul, e repetidoras de todos os canais de televisão de Porto Alegre.

No desenvolvimento sociocultural da região é predominante a participação de descendentes alemães e portugueses, cujos traços se evidenciam nas mais diversas manifestações artístico-culturais, como festas populares, artes, usos e costumes em geral.

O grande afluxo de estudantes da região em busca dos cursos de graduação da UNISC são provenientes da significativa rede escolar pública da região, que conta com aproximadamente 950 estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus.

Ao norte desta região, a cerca de 100 km de distância de Santa Cruz do Sul encontra-se o município de Sobradinho, polarizando os treze municípios que constituem a microrregião Centro-Serra. A UNISC se faz presente nos municípios, com cursos de graduação desde o início de 1998, já tendo, para tanto, construído um prédio, em parceria com a Prefeitura Municipal, no qual funcionam as atividades acadêmicas e administrativas e que sediará o futuro campus.

Referências Editar

http://www.unisc.br/campus/sobradinho/index.html

Wiki.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a UNISCWiki expandindo-o.

Também no Fandom

Wiki aleatória