FANDOM

Criada por alunos da primeira e segunda turmas da UNISC em 2006, a Liga do Trauma foi a primeira Liga do Curso de Medicina da UNISC. Atualmente com 11 integrante, a liga se reúne às terças-feiras, para discussão de assuntos ligados ao Trauma e às Urgências e Emergências. A professora responsável é a Prof. Ms. Dóris Medianeira Lazaroto (Lattes), cirurgiã do trauma, professora das áreas de Cirurgia do Sistema Digestório e Cirurgia do Trauma na Universidade. A seleção para novos integrantes é realizada todos os anos, normalmente com o processo iniciando em outubro/novembro. É feita uma prova teórico-prática acerca de prevenção ao trauma e atendimento inicial ao traumatizado.

As atividades realizadas pela Liga do Trauma baseiam-se em um conjunto de atividades que abordam o ensino, pesquisa e extensão. Quanto ao ensino, os integrantes reúnem-se semanalmente para discutir temas importantes ligados ao trauma e às urgências e emergências, além de realizar treinamentos práticos para aprimorar habilidades. No que diz respeito à pesquisa, a liga busca realizar pesquisas na área de epidemiologia e no manejo do trauma, além de relacionar o ensino de urgências e emergências com a prática profissional futura. Atualmente, por exemplo, a Liga possui alguns projetos em fase de elaboração e aprovação pelo Comitê de Ética, e outros já aprovados e em execução. E no que se refere à extensão, a Liga está sempre engajada na realização de palestras e treinamento para a comunidade de Santa Cruz e região, bem como para os acadêmicos da Universidade. Além disso, os integrantes da Liga realizam estágio extracurricular no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz.

As reuniões acontecem semanalmente sempre às terças-feiras, às 18 horas na UAA.

Critérios de participação: A forma de seleção de novos membros é realizada através de uma prova teórico-prática feita anualmente. Para poder participar da prova o aluno deve ter concluído o 4º semestre.

Integram a Liga atualmente: – Presidente: Anderson Berni Cristofari – Vice-presidente: Tamilis de Almeida Machado – Secretário: Giovani Commaduli – Tesoureiro: Pedro Henrique Rela Pilati – Demais membros: Barbara Paula Magalhães de Deus, Bruna Schneider, Bruna Danieli Menin, Isaura Knob, Jéssica Francine Wichmann, Luísa Assoni Santin, Yuri Peruffo de Ávila.

Ex-integrantes: Vinícius Brenner FeliceDaniela Zandoná BrezolinJenifer Grotto de SouzaLuciano TrombiniDiego Inácio GoergenCamyla ForestiAnaluíza Savaris;Gabriele BritoAndressa Panazzolo Maciel

A liga tenta sempre trabalhar no tripé ensino-pesquisa-extensão. Ensino: Os integrantes reúnem-se semanalmente para discutir temas importantes ligado ao trauma e às urgências e emergências, além de realizar treinamentos práticos para aprimorar habilidades. Pesquisa: A liga busca realizar pesquisas na área de epidemiologia e no manejo do trauma, além de relacionar o ensino de urgências e emergências com a prática profissional futura. Atualmente, a Liga está com alguns projetos em fase de elaboração e aprovação pelo Comitê de Ética. Extensão: Ciente da importância da extensão em uma universidade comunitária como a UNISC, a Liga está sempre engajada na realização de palestras e treinamento para a comunidade de Santa Cruz e região. Seu mais recente trabalho realizado foi uma atualização em manejo de traumatizados com os integrantes das equipes de Saúde da Família de Santa Cruz do Sul. Também foca em trazer conteúdos importantes aos estudantes universitários dos cursos da área da Saúde.

Estágios: Atualmente os integrantes da Liga também realizam estágio no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz às sextas-feiras à noite, em sistema de rodízio. Um dos integrantes da Liga também faz estágio no SAMU às sextas-feiras à noite.

[1] 

Também no FANDOM

Wiki aleatória