FANDOM


O Manifesto contra o bônus-residência, de 18 de outubro de 2011, foi uma mobilização de estudantes de medicina, revoltados contra uma decisão do Ministério da Saúde, que criava o programa de valorização do profissional de atenção básica, que dá bônus na pontuação para as seleções para residência médica aos participantes.

No entender dos estudantes, este programa levará a um sistema em que a participação será obrigatória, trazendo de volta o serviço civil obrigatório, tirando a liberdade do profissional.

No Rio Grande do Sul, o movimento foi encabeçado pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), em parceria com os diretórios e centros acadêmicos.

Em Santa Cruz do Sul, mais de 80 alunos da Medicina reuniram-se em frente à Unidade de Atendimento Ambulatorial e se dirigiram até à Praça da Matriz, através da Marechal Floriano, para mostrar sua indignação.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manifesto_contra_o_b%C3%B4nus-resid%C3%AAncia_em_Santa_Cruz_do_Sul_-_Presidente_do_DA.jpg

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manifesto_contra_o_b%C3%B4nus-resid%C3%AAncia_em_Santa_Cruz_do_Sul.jpg

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manifesto_contra_o_b%C3%B4nus-resid%C3%AAncia_em_Santa_Cruz_do_Sul.jpg