FANDOM

O curso de Medicina foi criado em 2003 na UNISC. Sua primeira turma ira formar-se no final de 2011.

O curso pretende formar o profissional com uma visão geral e numa perspectiva integral, por meio de uma práxis interdisciplinar em diferentes níveis, capacitando-o nas áreas básicas (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva), a partir de situações de atuação nos diferentes cenários de atenção à saúde.

Apresentação Editar

O Projeto Pedagógico do Curso de Medicina (PPC) é resultado de um processo permanente de reflexões e discussões, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, com um sentido explícito e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, isto é, um compromisso definido coletivamente e democraticamente, aprovado pelo Colegiado de Curso.

Durante décadas todos os cursos médicos, em geral, guardaram e aplicaram a mesma matriz curricular e os mesmos métodos de ensino, sob o pressuposto do resguardo da formação científica. Mas os cursos médicos não devem ser todos iguais, sobretudo quando confrontados com as necessidades e carências sanitárias e sociais das regiões onde se inserem.

Dessa maneira, a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) coloca-se como sujeito político no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a qualificação de recursos humanos que possam atuar a partir de suas demandas. O curso de graduação em Medicina, aqui apresentado, se propõe a dar atenção prioritária aos serviços onde, em caráter interdisciplinar e multiprofissional, se mesclam às ações de saúde que extrapolam aquelas convencionalmente restritas a um curso isolado.

A UNISC, tendo como diretriz a formação do graduado em Medicina integrado nos diferentes programas do sistema de saúde brasileiro, adota uma organização curricular que permite a inserção no Sistema Único de Saúde (SUS), desde os primeiros semestres, até o momento do Internato. Além disso, as possibilidades da aprendizagem baseada em problemas e de discussões interdisciplinares auxiliam no alcance do perfil desejado pela Instituição.

Para efetivar seus propósitos de formação, o curso conta com um corpo docente qualificado e conhecedor do perfil epidemiológico da região. Além disso, dispõem de uma excelente infra-estrutura que inclui o Hospital Santa Cruz (maior hospital geral da região, com mais de cem anos de atuação), a Unidade de Atendimento Ambulatorial, as Unidades Básicas de Saúde e instituições assistenciais de Santa Cruz do Sul e região.

No que se refere especificamente a atividades práticas e Internato, o Curso de Medicina da UNISC mantém convênio com hospitais de Porto Alegre e das principais cidades gaúchas.

Objetivos Editar

Objetivo Geral Editar

O Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul tem como objetivo primordial a formação profissional, humanística e crítica do médico, comprometido com:

a) a promoção e atenção à saúde da mulher, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso; b) a reorientação das estratégias no modo de tratar, cuidar e acompanhar a saúde individual e coletiva, em diferentes contextos de atuação profissional; c) a busca da educação permanente, enquanto pressuposto para a transformação das práticas profissionais, a partir da refelexão-ação na rede se serviços de saúde; d) os diferentes elementos que fazem parte do conceito de “integralidade do atendimento à saúde” (acolhimento, vínculo, autonomia, resolutividade, responsabilização e ética profissional).

Objetivos específicos Editar

A partir da noção de atenção integral à saúde, o curso define como objetivos específicos:

  • priorizar a formação com bases interdisciplinares;
  • favorecer a atuação sob a perspectiva da multiprofissionalidade;
  • desenvolver, no acadêmico, a capacidade de identificar as oportunidades de promoção da saúde, comprometendo-se com a atenção básica, de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Currículo Editar

O currículo segue as novas definições das diretrizes curricular do Conselho Nacional de Educação para os cursos de Medicina, de 7 de novembro de 2001.

Disciplinas do Curso de Medicina

Ligações externas Editar

Medicina UNISC

Também no FANDOM

Wiki aleatória